Quem sou eu

Minha foto
Viajante compulsiva, interessada no mundo e em cada detalhe que o torna único. Encontrou seu grande amor em 2004 e assim foram se descobrindo através de viagens e experiências malucas pelo mundo. Em 2015 foi mãe da pequena Isabella mas a vontade de sair de casa e viajar continuou principalmente para apresentar o mundo a essa mais nova integrante da família! A idéia do blog é compartilhar com as pessoas que viajar bem e barato é possível sim, desde que haja um pouquinho de planejamento e organização. E é sobre isso e mais um pouco que você lerá por aqui!!

sábado, 12 de março de 2016

Seguro viagem - como escolher

Não sei se vocês sabem, mas tivemos muita, mas muita chuva mesmo no estado de SP. Várias cidades estão alagadas, algumas submersas e necessitando de ajuda. Se quiserem saber mais sobre a cidade que eu nasci e o que está rolando, coloquei o link da prefeitura aqui (Itatiba), ok? Estar longe aumenta a sensação de angustia e de impotência, mas tenho fé que a cidade irá se recuperar!

Não estou falando que catástrofes não podem ou podem ser previsíveis, mas se quando acontece algo na sua cidade você não sabe como proceder, o que fazer então quando você precisa de socorro durante uma viagem? Em outro país? Que fala outra língua? Não precisa nem ser algo tão grave. Pode ser uma dor de garganta ou até mesmo uma mala extraviada. Qual seguro contratar e como se prevenir?

Hoje em dia tem muitos seguros sendo oferecidos. Quando você compra a passagem online, ou via agente de viagem, provavelmente vão te oferecer um seguro (na maioria das vezes o mais básico que provavelmente não vai te ajudar muito). Mas vale a pena sempre ler e verificar se o seguro te atende em uma eventualidade. Por exemplo: você vai ficar uma semana em Bariloche, mas o seguro não cobre esportes de aventura. Você precisa de outro seguro certo? Ou você comprou a passagem com o cartão do seu irmão e quer emitir o seguro com o seu cartão. Não rola! Ou até mesmo, você está grávida e vai viajar para fazer o enxoval do bebê. Será que o seguro te cobre? Mesmo seguros vendidos especificamente para grávidas, você tem que olhar de semanas que você estará no período de  ida e volta da viagem, para ver se você pode usufruir do seguro em caso de necessidade.


No Highline Park em NY - grávida de 3 meses

Escolhendo as roupinhas da Bella em NY

Então vamos lá as minhas opções de seguro (o que eu acho melhor..não é uma regra, ok?)

- Seguro grátis - cartões Platinum


Atualmente a maioria dos cartões de crédito Platinum/Gold dão uma cobertura para viagens, então uma forma de economizar com o seguro, é comprar toda a sua passagem com esses tipos de cartão. Normalmente esses cartões não tem anuidade grátis, mas se você fizer uma viagem em família por ano e negociar a anuidade ele provavelmente vai valer a pena e você ainda pode juntas mais milhas ou até mesmo ter acesso a salas VIP. Vale a pena ler todo aquele manual de benefícios antes de contratar ou assim que o cartão chegar, pois provavelmente você tenha mais benefícios que não sabe.

É mandatório ter um seguro para entrar na Europa  nos países que fazem parte do acordo de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia , Luxemburgo, Liechtenstein, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça). O seguro é basicamente uma cobertura de até  30.000,00  para despesas médicas em caso de emergência. E mesmo nos países que não nos obrigam a comprar um seguro, vai que alguma coisa acontece e você precisa bancar um tratamento hospitalar em outro país (caréeesimo)..melhor se precaver, não é mesmo?

Recomendo fortemente que você emita esse certificado para viagens a Europa e leve impresso. Só me pediram uma vez, mas.. nunca se sabe não é mesmo?
Para emitir esse cerificado você precisa ser o titular ou dependente do cartão. Você consegue emitir o certificado também para seu marido/esposa ou filhos menores. É necessário que você tenha pago toda a viagem com o cartão de crédito o qual você quer utilizar o seguro, mesmo que seja emitida com milhas.
Aqui embaixo coloquei o link para acesso e emissão do certificado para cada uma das bandeiras.

Amex

Visa

Master


- Seguro adicionais

Se você pretende pular de para-quedas na Nova Zelândia, esquiar em Bariloche ou mergulhar no Caribe, você precisa de um seguro que te de cobertura para prática de esportes. Se você vai viajar grávida, você precisa de um seguro especial (quando fui para a Áustria eu estava grávida de 28 semanas, então fiz o seguro da Travel Ace que me daria cobertura e atendimento caso a Isabella quisesse nascer no inverno Europeu. Assim eu e ela estávamos cobertas pelo seguro...mas ela ainda demorou muuito para nascer! rsrsrsr).





Achando que em Praga tava frio...

                          Em Viena - com tanta roupa que quase que não da para ver o barrigão!

Para isso, tem 3 sites que eu costumo cotar e verificar o que mais me atende em cada situação. São eles:

Mondial

World Nomads

Allianz

Você precisa checar a sua necessidade, não tem muito o que fazer.

Para mim, um bom seguro tem um valor alto de reembolso em caso de extravio de bagagens (o do Amex é ótimo para isso) e deve também contar com uma assistência médica razoável. Se você vai viajar para os EUA ou para a Europa no inverno por ex, quando cancelamentos ocorrem frequentemente devido ao mal tempo, é legal ter um seguro que cubra isso também. Principalmente se você comprou a passagem direto do site da companhia aérea estrangeira (que não segue necessariamente a lei brasileira).

Fora o seguro, eu tenho uma listinha básica de itens que eu verifico:

- Eu sempre deixo um roteiro básico de onde vou passar, números do voo e contato da hospedagem com alguém que esteja no Brasil. Por mais que minha mãe sempre se confunda com o fuso horário (ahahaha), sempre tem alguém sabendo para onde eu estou indo e tal.

-Costumo também sempre confirmar os voos com pelo menos uma semana de antecedência. Nunca se sabe e pelo menos você consegue bolar uma estratégia, um plano B.

- Eu sempre checo a previsão do tempo com pelo menos uns 15 dias de antecedência e depois bem perto da data de embarque.

- Sempre que possível, opto por reservas de hotel as quais eu posso cancelar bem perto da data da viagem. Assim eu consigo garantir uma reserva caso meu plano A (geralmente um apartamento) de errado ou caso eu tenha que mudar de planos.

- Tenho uma lista de médicos que falam inglês no mundo todo. Ela é ótima! Just in case..

- Sempre que vou viajar com meu marido, coloco um pouco de roupa de cada um na mala do outro! A chance de uma mala extraviar é alta, mas duas é muito azar!! hahaha

- Tenho todos os números dos meus cartões de crédito anotados e seus respectivos telefones de emergência.

- Todos os nossos documentos e passaportes (e vistos válidos) estão escaneados e salvos no computador e na nuvem (você pode deixar no seu email por ex). Vale tirar uma foto e fazer o backup..bem simples!

-Tenho sempre um kit de remédios a mão, o contato do pediatra da Isabella e da minha amiga médica (oi Ari!! ;)) . E em caso de países mais críticos com relação a entrada de qualquer tipo de substância, eu levo uma receita médica em inglês ( fiz isso para a Tailândia e para a Austrália).

A idéia  desse post não é criar medo ou pânico de viajar (pelo contrário) e sim entender que problemas acontecem, podem ocorrer em qualquer lugar e que você deve estar minimamente preparado para eles, principalmente se estiver em viagem. Afinal ninguém quer estragar uma viagem a toa, certo?

Ahh só uma coisa... nós nunca ficamos doentes ou precisamos acionar o seguro em nenhuma viagem..  Ainda bem!! Seguro bom é aquele o qual você não utiliza!! heheh

Esse final de semana vou escrever sobre o passeio que fizemos para comemorar o primeiro aninho da Bella !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário